Instalando o Python

Fala cientista! Tudo bem? Hoje veremos como instalar o Python e alguns pacotes científicos em seu computador. Esses pacotes serão necessários pra nos aventurarmos no mundo da programação científica com Python! Vamos lá?

Vamos começar do começo. Python é uma linguagem simples e fácil de aprender, mas poderosa. Foi criada pelo Guido van Rossum, o ditador benevolente vitalício (Benevolent Dictator for Life, ou BDFL pros íntimos). Serve pra várias coisas, desde sistemas embarcados até simulações muito bacanas, como a pybotwar, que simula batalhas entre robôs, ou a PLANET, que simula as leis de Newton para corpos que se atraem.

A linguagem Python existe em duas versões, a 2 e a 3. Há algumas diferenças entre as duas, melhor explicadas aqui. A versão curta da explicação diz que “Python 2.x is legacy, Python 3.x is the present and future of the language”… mas na verdade não é bem assim. Python 2 continua sendo muito usado, e algumas bibliotecas úteis de extensão não foram importadas para Python 3 ainda. No meu caso, eu mantenho as duas versões instaladas no PC, rodando o Linux Mint 17.1.

A instalação do Python é bastante simples em ambientes Linux. A versão 2 já vem instalada por padrão em possivelmente todos os sistemas do pinguim. Caso isso não aconteça na sua distro, você pode utilizar o gerenciador de pacotes bonitinho disponível, ou apelar pro terminal. Em distribuições Debian Linux e suas derivadas (Debian, Ubuntu, Mint, …, que usam pacotes .deb), basta digitar:

sudo apt-get install python

No Red Hat e distros baseadas (Red Hat, Fedora, CentOS, …, que usam pacotes .rpm), eu creio que funciona assim:

yum install python

Pra instalação do Python 3, funciona mais ou menos da mesma forma:

sudo apt-get install python3

Ou

yum install python3

Caso os comandos não estejam corretos, dê uma ajudinha nos comentários 🙂

Além da instalação Linux, os pacotes para diversas distribuições (Windows, Mac OS, entre muitas outras) podem ser baixados no endereço http://www.python.org/downloads/.

Mas espere! Como esse é um blog voltado à ciência, temos alguns pacotes interessantes pra instalar também. Os pacotes são (em um primeiro momento):

  • IDLE e IPython: sisteminhas bacanas pra programação rápida. Oferecem um prompt pra você digitar seus comandos e ter respostas em seguida.
  • Numpy e Scipy: fornecem funções para milhares de comandos. O suporte fundamental para ciência no Python.
  • Matplotlib: gráficos 2D.
  • Mayavi: gráficos 3D.
  • Pandas: estruturas para análise de dados.
  • Scikit-image e Scikit-learn: processamento de imagens e aprendizagem de máquina, respectivamente.
  • Simpy: simulação discreta.
  • Sympy: matemática simbólica.

Vou seguir abordando a instalação deles em um ambiente Debian (.deb). Tranquilo? Para o Python 2.7, use a linha de comando a seguir:

instpy27

Para o Python 3.4:

instpy34

Ainda não existem versões do Scikit-learn e do Sympy para o Python 3 disponíveis nos repositórios do Ubuntu (de onde o Mint baixa seus arquivos), mas isso deve mudar em breve. Se você tiver pressa, dá pra compilar os pacotinhos no seu sistema: seguem as instruções pro Scikit-learn (http://scikit-learn.org/stable/install.html) e pro Sympy (https://github.com/sympy/sympy). Vai que é sua, marajá!

Um último comentário: existe um sistema, de nome Anaconda, que disponibiliza todos esses pacotes científicos e muitos outros. Não confunda com outra Anaconda qualquer!

Dá pra baixar o Anaconda pra Windows, Mac OS, Linux, escolher a versão do Python, e otras cositas más. Baixe em http://continuum.io/downloads#all. A lista de pacotes contidos no Anaconda está em http://docs.continuum.io/anaconda/pkg-docs.html.

Nunca usei o Anaconda, prefiro as versões que vêm no sistema. Se você usou, comente como é!
Um giga abraço!


Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos!
Faça uma doação pro Programando Ciência!
Curta a gente também no Facebook: www.facebook.com/programandociencia
Estou no Twitter! Siga-me se puder! @alexdesiqueira

2 thoughts on “Instalando o Python

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s