Livro “Octave” e um gráfico super bacana

Faaaaaaaaaaaaala cientista! Tudo tranquilo?
SAIU! Saiu meu primeiro livro, o “Octave”, pela Casa do Código! O primeiro a gente nunca esquece 🙂 Nele, falamos sobre o GNU Octave, software livre voltado à solução de problemas científicos. Para comemorar, vou falar um pouco dele e te mostrar como fazer o gráfico usado como base para a capa do livro com apenas duas linhas de código. Vamos lá?

Ficamos muito felizes hoje com o lançamento do livro “Octave: Seus primeiros passos na programação científica”, pela Casa do Código! Ele é um livro que foi pensado para o leitor aprender a programar com uma pegada científica, com vários desafios propostos e muito código!

livrooctave
Livro “Octave”, deste humilde escritêro, lançado pela Casa do Código.

Abaixo segue o sumário comentado, OK?

  • O Capítulo 1, “Instalando e iniciando o Octave”, tem a intenção de deixar seu sistema pronto pra trabalhar. Aqui mostramos como obter os pacotes de instalação para vários sistemas, além de como instalar o Octave em um ambiente Linux, iniciá-lo e encerrá-lo.
  • O Capítulo 2, “Primeiros passos”, já vai lhe mostrar como trabalhar com o Octave. Aqui conseguiremos ajuda para os comandos e funções, aprenderemos a trabalhar usando o Octave como uma calculadora científica poderosa e introduzimos tipos de dados e variáveis básicos.
  • O Capítulo 3, “Operações com variáveis”, vai lhe mostrar como trabalhar com strings e vetores, além de fazer operações entre eles. Depois disso, você verá casos especiais de matrizes e funções voltadas à Álgebra Linear.
  • O Capítulo 4, “Produzindo gráficos no Octave”, é um show à parte! Você aprenderá a plotar gráficos de funções com duas e três dimensões com várias linhas, formas, cores e símbolos.
  • O Capítulo 5, “Gravando e reaproveitando código”, lhe apresentará os conceitos de scripts e funções no Octave, além de como dividir seus programas em vários arquivos e como comentá-los para facilitar a manutenção.
  • O Capítulo 6, “Operadores e estruturas para controle de fluxo”, mostrará como deixar seus programas mais interativos. Você verá como utilizar estruturas ‘if’, ‘for’, ‘while’ e outras, para resolver uma série de problemas.
  • O Capítulo 7, “Octave-Forge: mais poder para seu Octave”, lhe apresentará um universo de expansão, com pacotes para resolução de diversos problemas mais específicos. Você verá como instalar, utilizar e remover pacotes do Forge, assim como uma lista completa com informações sobre os pacotes disponíveis.
  • O Capítulo 8, “Para onde ir agora?”, apresenta várias ferramentas para que você continue sua jornada de aprendizado. Você verá a documentação disponível, onde encontrar ajuda e também como contribuir para o desenvolvimento do Octave. Há espaço para você ajudar também 🙂

Todo o código-fonte presente no livro é livre, e está disponível aqui. Além disso, há uma lista de discussão dedicada ao livro.

As cópias digitais já estão disponíveis! Dentro de alguns dias teremos cópias impressas também 🙂 Se tiver alguma sugestão sobre o livro, estamos sempre abertos ao seu comentário, OK? 🙂

Agora, vamos ao gráfico! Há uma forma muito simples de fazê-lo, utilizando a função peaks(). Essa é uma função de teste, com vários máximos e mínimos, como visto na documentação do Octave. O código utilizado é esse aqui:

[xx, yy, zz] = peaks(49);
surfc(xx, yy, zz)

Só lembrando: já instalou o Octave? Caso não o tenha ainda, veja como instalá-lo neste post. O argumento que peaks() recebe, nesse caso 49, indica o valor da malha criada para o gráfico no intervalo [-3, 3]. Teste valores menores, como 15, e maiores, como 70!

Depois é só utilizar a função surfc() para fazer o gráfico da superfície, além dos contornos. O gráfico resultante é esse aqui:

peaksc
Gráfico no qual se baseia a capa do livro, gerado pelas funções peaks(49) e surfc().

Esse gráfico foi tratado pelos amigos da Casa do Código e se tornou aquele que vemos na capa. Lindão, não é?

Por hoje é só! Espero que você aprenda várias coisas novas com este livro! Explore o código, entre nas listas de discussão! Esse material foi feito só para você!
Valeu cientista! Um giga abraço e até a próxima!


Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos!
Quer baixar os códigos do Programando Ciência? Corre lá no nosso GitHub!
Faça uma doação pro Programando Ciência!
Curta a gente também no Facebook: www.facebook.com/programandociencia
Estou no Twitter! Siga-me se puder! @alexdesiqueira

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s